Grupo Gestor discute o tema paisagem

O Grupo Gestor do Plano Diretor reuniu-se em 27 de setembro num encontro que resultou em importantes debates, além de ressaltar questões que serão incorporadas à etapa de diagnóstico do plano.

O tema principal proposto para discussão foi “Paisagem”. Uma apresentação foi realizada com o objetivo de provocar uma reflexão abrangente sobre os conceitos de paisagem e suas articulações com os diversos temas abordados pelo PD. Em seguida, subgrupos foram formados para debaterem aspectos da paisagem edificada e não edificada do campus, bem como as relações com a paisagem do entorno, destacando pontos positivos, negativos e oportunidades de ação.

A pauta da reunião também abordou a aprovação do plano de trabalho, obtida por unanimidade após a elucidação de algumas dúvidas remanescentes, especialmente quanto aos processos de participação e validação do plano.

Os relatores de cada subgrupo expuseram as conclusões em plenária, o que permitiu a percepção de como as questões postas se entrelaçam e como as eventuais propostas de solução são interdependentes. Destacou-se a forma contundente com que todos os grupos convergiram na compreensão dos valores apresentados pelo campus, em suas várias dimensões – histórica, ambiental, de convívio cotidiano, entre outras.

A próxima reunião do Grupo Gestor está agendada para 18 de outubro, na qual serão apresentados e discutidos os principais pontos dos resultados já obtidos na etapa de diagnóstico.

Leave a Reply